14/05/2017
Feijoada e atrações culturais marcam comemorações do dia 13 de maio
Portal Comunitário Ponta Grossa
Líder do grupo Kamimanbo, Perpétua de Oliveira, conduz coreografia típica da cultura afro Foto: Gustavo Camargo

 

Cerca de 90 pessoas compareceram ao restaurante Cantinho da Sinhá na noite do último sábado (13) para participar da 31ª Feijoada da Abolição da Escravatura. Pela primeira vez, o evento contou com apresentações de canto e dança do grupo afro Kamimanbo.

"Estamos lutando para a nossa cultura não cair no esquecimento”, salienta a líder do conjunto, Perpétua de Oliveira, 48. “Já são 15 anos nessa estrada, fazendo apresentações e palestras sobre a dança e a música afro”, complementa.

A feijoada é promovida todos anos pela Sociedade Afro-Brasileira Cacique Pena Branca em comemoração ao dia 13 de maio de 1888, data em que foi sancionada a Lei Áurea, que representou o fim da escravidão no Brasil. A organização, que tem no combate ao racismo seu enfoque principal, participa de vários projetos sociais e de atendimento à comunidade local, como trabalhos de conscientização da população quanto às DSTs e a AIDS e também a luta contra a homofobia juntamente com a Associação Flor de Lis LGBT.

“Sempre procuramos divulgar através de nossos eventos os costumes africanos, para mostrar a todos que negro também tem uma história e cultura muito bonita que deve ser valorizada”, afirma a presidente da Sociedade e principal organizadora da feijoada, Tânia Mara Batista.

 

 A feijoada realizada pela Sociedade Afro-Brasileira Cacique Pena Branca, ocorreu no último sábado, comemorou a abolição da escravidão Foto: Gustavo Camargo

 



Onde estamos

Rua Adolpho Lamenha de Siqueira Filho, 100 - Jd. Sta. Luiza

Ponta Grossa - PR - CEP 84.046-567

Nossos Amigos

Cervejaria Heineken Supermercados Tozetto